Módulo de Ambientação | Componente B
Docentes: Lina Morgado e Angelina Macedo
Aluna: Rosalina Simão Nunes
Actividade 1
Após as primeiras incursões no Second Life, foi-nos pedido que fizéssemos em Fórum aberto para o efeito algumas reflexões sobre as experiências iniciais.
Participações no Fórum
A primeira vez no Second Life
por Rosalina Simão Nunes - Quinta, 5 Março 2009, 01:20
De certeza que não é coincidência, na questão (a) que nos é colocada no ponto 10, da Actividade 1 - Componente B, serem usados os adjectivos entusiasmado, desorientado e frustrado. É que eu senti-me assim. Entusiasmada pela experiência em si, pela curiosidade da descoberta. Desorientada, porque foi mesmo assim que me senti. De repente, vi-me numa ilha e não sabia muito bem, nem como lá tinha ido parar, nem como ia conseguir sair.
Quanto à questão b) Caso tenha pedido ajuda a outros avatares in-world, descreva o que aconteceu e que utilidade teve para si?, a experiência foi interessantíssima.
Por mim passava gente estranhíssima... Tão estranha que só me senti à vontade para iniciar um diálogo com uma espécie de dragão. Achei a figura mais credível do espaço.
Como teclei em português, o dragão, um querido, pensou que eu estava a falar em espanhol. Imaginem. De qualquer maneira, arranjou logo quem me orientasse. Foram muito simpáticos, atenciosos e cordiais.
Início da viagem - Reflexões sobre a experiência
por Rosalina Simão Nunes - Quinta, 5 Março 2009, 01:09
Iniciei a viagem, ontem. O processo foi fácil.
Sensações:
De início senti que entrava num daqueles jogos que o meu sobrinho costuma jogar na PlayStation...; Depois comecei-me a rir sozinha, porque, ao escolher o meu avatar, escolhi uma mulher loira de olhos azuis, cabelo curto. [ Freud gostaria
explicar isto, com certeza.] É que sou morena, olhos castanhos esverdeados, cabelo comprido...
De seguida, e tentando perceber como aquilo funcionava, senti-me envergonhada, já que me considero uma utilizadora da internet com algum conhecimento e experiência e, de repente, parecia uma novata na matéria. Bem, no que respeita a Second Life, sou. Não há dúvida. Mas fez-me lembrar os meus primeiros passos como utilizadora da net, em que ia saltitando de site em site sem saber muito bem como e depois queria voltar onde tinha estado e já não era capaz...
Foi uma experiência positiva.
Reflexão sobre a minha representação digital
por Rosalina Simão Nunes - Quinta, 5 Março 2009, 01:26
Já antes fiz uma breve referência a este assunto.
De facto, na escolha dos tais sinais visuais foi conscientemente que seleccionei tudo o que pudesse afastar-se a minha imagem real, sem, no entanto, criar uma figura não humana ou excêntrica.
Para isso tenho, neste momento, uma resposta muito fácil: procurei disfarçar a minha presença física, sem, contudo, me sentir desconfortável.
Mas isto é só a minha impressão inicial, fruto da minha experiência enquanto cidadã de mundos reais.
Veremos o que direi, no final, depois desta experiência pelo mundo virtual.