AVA_09 - Atividade 3 | Atividades pedagógicas e abordagens de aprendizagem no Sl
DESCRIÇÃO
Objetivos:
-
Analisar práticas educacionais no SL;
-
Seleccionar e descrever uma prática educacional (que poderia usar na sua prática profissional) no Wiki (http://mpel03ava.wikispaces.com/) do curso e reflectir sobre os elementos que contribuem para o seu sucesso.
-
Implementar e apresentar a prática seleccionada.
Processo
Uma vez mais, a descrição da actividade foi-nos disponibilizada através de um documento em pdf., no espaço da uc Ambientes Virtuais de Aprendizagem, da Plataforma Moodle. Com esta actividade pretendia-se explorar aprendizagens activas e outras abordagens de aprendizagem no SL. Para isso, tivemos de, após um levantamento de práticas de ensino no SL, seleccionar uma actividade pedagógica e descrevê-la. Isso tinha de ser feito a partir da inscrição numa página do wiki criado pela professora para o efeito. Tratava-se do mesmo wiki utilizado na atividade 2. Devíamos ter como base para a elaboração da descrição da prática educacional o seguinte template, também disponível no mesmo wiki. Podendo ser desenvolvida individualmente ou a pares, no nosso caso, e com a devida autorização da professora, continuámos a trabalhar em grupo, os três elementos que se juntaram na atividade anterior: Pedro Teixeira, Luís Miguel Figueiredo e Rosalina Simão Nunes.
Portanto, numa primeira fase selecionámos e descrevemos a prática educacional. A discussão do processo era feita num fórum criado para o efeito na Plataforma Moodle no espaço da uc.
Num segundo momento, indicámos o horário da nossa apresentação, também no wiki criado pela professora e desta forma se foi organizando o Congresso para implementação e apresentação da prática seleccionada.
Cada apresentação, deveria ter, pelo menos, dois colegas (“critical friends”) que teriam de elaborar uma reflexão crítica no fórum do Moodle sobre os pontos fortes e os pontos a melhor da prática apresentada. Num das respostas que dei a uma das críticas sobre o nosso trabalho, acabei por descrever todo o processo de construção da apresentação que me parece seja pertinente partilhar:
"Demorou tempo delinear o Plano da actividade. Para isso reunimos vários vezes, em encontros que tiveram sempre, no mínimo cerca, de 1:00. Depois, foi usado também tempo na pesquisa de materiais, online, que sustentassem o nosso projecto e pudessem ser usados na construção dos objectos e Guião. O cenário inicial foi construído com o recurso ao presenter e a puffs mas, como podem ver, na plataforma, as cores e texturas são todas diferentes. A textura dos puffs é uma imagem das letras da Universidade UA. Isso implicou todo um trabalho exaustivo e demorado na colocação dos scripts, na orientação certa
dos puffs. Para se conseguir encaixar, por exemplo, o presenter no chão, foram precisas mais de 2 horas. E mesmo assim não ficou completamente simétrico. E que dizer do tempo a tentar descobrir como é que o presenter podia ficar ligado ao resto de cenário e permitir a sua utilização? E era tão simples.
Bastava que o último objecto a ser ligado fosse o computador do presentar. Os slides foram também todos feitos por nós. E como sabem é trabalho que requer tempo. O chão do cenário inicial foi criado para a apresentação. A caixa da avaliação também. Isto para não falar na construção do guião. Como viram, os teleportes chegaram na altura certa. Os tempos previstos, correram na perfeição. Houve sincronia total em toda a actividade. Foi-
Vos dada uma notecard com a identificação dos objectos que, na Exposição Identidade, quanto a nós, poderiam ser símbolos de tolerância. Portanto, houve necessidade de escolher. Para isso, foi preciso ver todos os que estavam. Foi preciso tempo.(...) Durante a actividade não teria feito sentido explicar todo este procedimento: pelo menos não foi dessa forma que entendemos a actividade. No entanto, no wiki está lá um vídeo que descreve sumariamente todo o processo.
Em suma, o que me parece mais importante é pensar que, podendo parecer simples a utilização do sl enquanto ferramenta ou mesmo, porque não espaço virtual de aprendizagem, tudo o que ali está exige tempo e, tratando-se de
trabalho de equipa, o mais desejado, sincronicidade. E que uma simples Visita de Estudo fazendo uso de um meio de transporte tão fácil de usar requer tempo. Afinal, aqui estou apenas a dizer aquilo que o Luís já escreveu.
Atividade aberta (Editado em 2012)
Introduzo aqui este tópico, designado por atividade aberta, porque esta atividade ( Actividade 3: Atividades pedagógicas e abordagens de aprendizagem no Sl), à semelhança do que acontece com as ações abertas, nas narrativas, não se esgotou neste momento em que foi desenvolvida e apresentada.
Mas tarde, quando a parte curricular do mestrado já estava concluída, tive a oportunidade de apresentar esta atividade e todo o seu processo no próprio espaço do SL. Aqui, pode ser lido todo o processo. Mais tarde, durante o evento SLACTIONS 2012 | Pólo Portugal - Espaços Museológicos e Mundos Virtuais, fiz a apresentação do encontro no SL.
Slactions2012_mpeL3 from Laboratório de Educação a Distância e eLearning