MREL-MPEL09 - Atividade 1 | Fase 2: Trabalho em equipa - partindo do material disponibilizado, e complementando-o com a pesquisa realizada pela equipa, elaborar uma página wiki sobre a problemática escolhida.
Recursos educativos abertos (OER): Actividade I
COMPOSE
Justificação para a criação de OER
-
Caso não se encontrem recursos já feitos capazes de serem adaptáveis às situações requeridas, têm de ser construídos.
-
A maneira mais fácil de começar é participar num projecto já existente, como a WikipediaWikiversity, colaborando na edição de artigos, acrescentando assim mais informação.
-
À medida que se for ganhando confiança no âmbito do desenvolvimento de OER, poder-se-á, inclusive, iniciar um projecto.
Princípios orientadores na construção de OER (ver)
-
Saber onde queremos chegar é muito importante, ou seja, precisamos saber exactamente o que queremos provocar e desenvolver nas pessoas;
-
Saber encontrar e conhecer as ferramentas correctas para as aplicar no processo e momento correctos;
-
Saber construir o conteúdo adequado para aplicar no tempo exacto da aprendizagem.
Aspectos importantes na construção de OER
QUALIDADE
-
No processo de criação de OER, é fundamental termos sempre presente a qualidade.Na construção de OER devem estar sempre presentes os seguintes aspectos:
-
Ter sempre presente o público-alvo, bem como o ambiente de aprendizagem;
-
Garantir que os recursos estão adaptados ao nível de compreensão dos alunos.
Sobre a qualidade dos OER
-
Num momento de ampla consolidação dos OER, os recursos deviam ser sempre de alta qualidade. No entanto, muitas vezes, os utilizadores, quando retiram a informação da web, não têm forma de confirmar a qualidade dessa informação, dado que não possuem quadros de referência.
Talvez fosse importante criar, a nível internacional, princípios orientadores de certificação da qualidade dos OER. (ver)
Perguntas que devem ser feitas...
-
O material usado respeita a política institucional?
-
O material é apropriado ao nível de aprendizagem?
-
O material é culturalmente relevante e apropriado?
-
O OER respeita o currículo?
-
Há relação entre o OER e os restantes recursos que os alunos irão utilizar, tendo sido feita a referência a essa ligação?
-
Qual é a relevância deste OER?
-
Há erros no OER?
-
Há partes menos interessantes?
Respondidas as perguntas
-
Se houver material que não respeite a política institucional,deve ser imediatamente excluído.
-
As alterações que tiverem de ser feitas estarão sempre condicionadas pelos conhecimentos técnicos, pela sensibilidade artística e pelo tempo.
-
Todas as mudanças deverão ser feitas em função do contexto de sala de aula e dos alunos a que se destina o OER.
Feedback
-
O educador deve procurar perceber se os alunos estão, de facto, a aprender com o OER. É frequente, no processo de criação, ficar-se entusiasmado com o trabalho que se faz. Importa não esquecer que o objectivo é criar para que outros aprendam.
Partilhar
Composição de uma página Web
Na construção de uma página web, em particular se a mesma tiver fins educacionais é necessário ter em conta não só o conteúdo, como também ergonomia e "amigabilidade" da página, isto é, as características desejáveis no interface entre os utilizadores e a página web.
Quando se controi uma página web no contecto do OER, esta ferramenta pedagógica apresenta vários desafios ao seu criador (professor, formador), pelo que deverão ser considerados os seguintes aspectos:
-
A importância das cores e formas.
-
Quais são os seus objectivos?
-
A importância das cores e formas.
-
A importância das cores e formas.
-
A quem se destina (público-alvo?)
-
Que tecnologia será utilizada na sua construção?
-
Onde será colocado?
-
Qual o espaço máximo que poderá ocupar?
-
Como será actualizado?
-
Como será apresentado?
-
Qual o tipo de navegação entre as páginas que pretendemos implementar?
-
Como está organizada a informação?
No desenvolvimento de uma página web, a escolha das cores, dos fundos, das formas, dos tipos de letras, das fotografias, dos textos e da ilustrações e incluir são fundamentais para assegurar a qualidade de uma composição apelativa e amiga do utilizador.
Programas de apoio à construção de OER's
Áudio & Vídeo
-
Sugestões:
Audacity - editor e gravador de áudio para Windows, Mac OS X e GNU / Linux, gratuito e fácil de usar.
Mplayer - editor de áudio e vídeo compatível com vários formatos abertos.
Blender - excelente programa, mas que exige algum esforço de aprendizagem. Está traduzido em várias línguas, nomeadamente, em Português.
Imagens
-
Sugestões:
GIMP - Programa gratuito para criação e edição de imagens de bitmap.
Paint.Net - é um programa gratuito utilizado na manipulação e edição de imagem e fotografia.
Inkscape - software livre para edição electrónica de imagens e documentos vectoriais, com base numa versão mais avançada do antigo sodipodi no qual teve origem.
Acesso Móvel
Em muitas zonas do mundo, o acesso aos telefones móveis é mais fácil do que o acesso aos computadores fixos. Além disso, o acesso a redes móveis é mais amplamente distribuído do que o acesso à Internet tradicional, logo os dispositivos móveis começam ser instrumentos eficazes de aprendizagem e, em muitos casos, são mais fáceis de integrar em instrução.
Para que a utilização de dispositivos móveis seja bem sucedida em projectos de OER é necessário que estejam bem enquadrados, além de dependerem de um conjunto de outras considerações, por exemplo, os alunos tem de conhecer bem o seu dispositivo e as suas potencialidades. Outros aspectos a ter em conta são: a utilização online vs offline; a velocidade do acesso à Internet; os sistemas operativos dos dispositivos móveis; o tamanho do ecrã; o formato do arquivo; a capacidade dos navegadores.
Office - Programas de fonte aberta na internet
Sugestões:
Um dos mais conhecidos programas de fonte aberta na internet hoje.
Processamento de texto, planilha e apresentação programas. Os utilizadores podem partilhar os documentos com outros membros. Tem ainda a capacidade para publicar directamente para blogs.
Para reflectir
Perspectivas
O Futuro do open source - Keith Curtis publicou recentemente publicado um livro, “After the Software Wars”, sobre o futuro do software, defendendo que o o futuro do software é o open source. Curiosamente Keith Curtis trabalhou durante 11 anos na Microsoft, considerada o inimigo número um do open source. [Mais]
A promessa de Recursos Educativos Abertos - Declaração de Cidade do Cabo para a Educação Aberta - Estamos na cúspide de uma revolução global no ensino e a aprendizagem. Os educadores ao longo do mundo estão a semear um vasto corpus de recursos educativos na Internet, aberto e livre para que todos o usem. Estes educadores estão a criar um mundo onde a cada pessoa no planeta possam aceder e contribuir à soma do conhecimento humano. Também plantam as sementes de uma nova pedagogia em onde os educadores e os estudantes criam, dão forma e desenvolvem juntos o conhecimento, aprofundando suas habilidades e entendimento no processo. [Mais]
Método de optimização da aprendizagem / Software open source - o copo meio cheio ou meio vazio? - Para a Open Source Initiative (OSI), open source é um método de desenvolvimento de software que combina o poder
Se deres um peixe a um homem, vais alimentá-lo por um dia. Mas se o ensinares a pescar vais alimentá-lo por toda a vida. - Provérbio Chinês
Num mundo em constante mudança, faminto de conhecimento e informação, importa trabalhar no sentido de produzir materiais que cada vez mais vão ao encontro daqueles que aprendem, recorrendo a programas que permitam produzir materiais de aprendizagem com qualidade. E, em função constantes mudanças, da globalização do acesso a informação, seria pertinente criarmos padrões universais de classificarmos os OER por:solução, conteúdo, software, formato da informação, etc.
da distribuição em modo “peer review” com a transparência em todo o processo de desenvolvimento. O objectivo do open source é aumentar a qualidade, a fiabilidade, a flexibilidade, a custos reduzidos eliminando a postura predatória do intuito comercial. Para a GNU - General Public License, o software livre pressupõe a liberdade de utilização, execução, cópia, distribuição, estudo e modificação de modo a melhorar o software. [Mais]
Oferecer ferramentas para melhorar o aprendizado - As tecnologias digitais inauguraram uma espécie de bricolagem, ou “colagem livre”, como Brown a chama. Muitos adicionam algo ou transformam uma experiência feita em conjunto com vários outros. O melhor exemplo em larga escala desse tipo de experiência até hoje é o software livre, ou de código aberto (Free Software/Open Source Software = FS/OSS). Os FS/OSS são softwares cujo código-fonte é compartilhado. Qualquer um pode baixar a tecnologia que faz um FS/OSS funcionar. E qualquer um ansioso por aprender como um pedaço em particular de um FS/OSS funciona pode experimentar com o código. [Mais]
Referências
Generalista:
http://elearningcurve.blogspot.com/2008/04/on-use-of-open-source-software-in.html;
http://wikkawiki.org/HomePage;
http://www.openformats.org/main;
http://michelemartin.typepad.com/thebambooprojectblog/2007/06/5_uses_for_a_wi.html;
http://nortebad.wordpress.com/2008/12/12/software-open-source-o-copo-meio-cheio-ou-meio-vazio/;
http://www2.fpce.ul.pt/pessoal/ulfpcost/c/;
http://www.makeuseof.com/tag/the-5-best-open-source-social-networking-software/;
http://umpercurso.blogspot.com/2007/06/competncias-e-saberes-segundo-perrenoud.html
Qualidade:
http://cloudworks.open.ac.uk/node/880;
http://ebcnzer.blogspot.com/2008/05/oer-evaluation-and-feedback.html;
Programas:
http://www.readwriteweb.com/archives/elgg.php
http://elearningcurve.blogspot.com/2009/03/audio-narration-in-e-learning-content.html;
http://www.vivalogo.com/vl-resources/open-source-social-networking-software.htm
http://www.kickapps.com/
http://sixrevisions.com/web-applications/10-promising-content-management-systems/