MREL-MPEL09 - Projeto Final
Equipa : Rosalina Simão Nunes e Pedro Teixeira
O Conectivismo
Conectivismo - o que é ?
-
Apresentado em 2004, num texto on-line, o conceito de Conectivismo foi desenvolvido e divulgado através da publicação de artigos em suporte de papel e on-line, de capítulos de livros, da participação em encontros científicos e da organização de um curso on-line, através da Universidade de Manitoba que ‘foi seguido por 2.400 pessoas de todo mundo.
-
Até agora as teorias de aprendizagem (Behavirismo, Cognitivismoe Construtivismo) sustentam-se na noção de que o conhecimento é um objectivo e que é atingível através do raciocínio ou de experiências. Isto é, estas teorias da aprendizagem procuram perceber o próprio processo de aprendizagem e não o valor do que está sendo aprendido.
Na era digital, a aprendizagem é um processo que ocorre dentro de ambientes que estão muitas vezes fora do controle dos indivíduos. O conhecimento é composto por uma rede, que alimenta as organizações e instituições que, por sua vez, alimentam a rede, construindo-se assim, neste fluxo, a aprendizagem individual.
O ponto de partida do Conectivismo é, portanto, o indivíduo, mas reconhece que as mudanças ocorridas na sociedade em que a aprendizagem se processa já não é uma actividade interna, individualista. Resulta das conexões que se estabelecem em rede. Por isso, a análise de redes sociais é um elemento adicional na compreensão dos modelos de aprendizagem na era digital.
Defensores
George Siemens - Professor e director do Centro de Tecnologia da Aprendizagem da Universidade de Manitoba (Canadá). O seu interesse pela exploração das possibilidades pedagógicas das novas tecnologias da informação e comunicação levou-o, juntamente com Stephen Downes (Institute for Information Technology's e-Learning Research Group, Canadá), a propor o Conectivismo, que apresenta como um novo paradigma de ensino-aprendizagem.
Stephen Downes - Designer e comentador na área do ensino online e dos novos midia.Nasceu em Montreal, faz parte do Conselho Nacional de Pesquisa do Canadá como um investigador sénior. Actualmente em Moncton, New Brunswick, no Institute for Information Technology's e-Learning Research Group, Stephen tornou-se um dos lideres nas áreas dos objectos de aprendizagem e dos meta dados, bem como nos campos emergentes de weblogs na educação e na distribuição de conteúdo. Downes é amplamente aceite, como a autoridade central para a educação online na comunidade edublogging.e como o autor de e-learning 2.0 Com George Siemesn tem promovido a nova Teoria de Aprendizagem - o Conectivismo.
Teoria em discussão
George Siemens e Stephen Downes têm promovido a discussão desta teoria , através de Cursos (2008 e 2009) e discussões online.
A aprendizagem e conhecimento apoiam-se na diversidade de opiniões.
Referências
Referênciashttp://www.itdl.org/journal/jan_05/article01.htm
http://elearnspace.org/media/WhatIsConnectivism/player.html
http://connect.downes.ca/archive/09/09_14_thedaily.htm
http://miriamsalles.info/wp/?p=3195
http://www.slideshare.net/npedro/conectivismo-presentation
http://connect.downes.ca/archive/09/09_14_thedaily.htm
http://30anos.ipiaget.org/aprendizagem-desenvolvimento/programa/conferencistas/george-siemens/
http://orfeu.or g/weblearning20 /cap4
Castells, M. (2003), A Sociedade em Rede, A Era da Informação: Economia, Sociedade e Cultura, Vol. 1, Lisboa, Fundação Calouste Gulbenkian.
Gomes, Maria João (2003), Gerações de inovação tecnológica no ensino a distância, Revista Portuguesa de Educação, 16(1), pp. 137-156