"Ler, lazer e aprender"
- Um projeto de leitura autónoma
"15 min. de leitura por dia, nem sabe o bem que faria!" - TESTEMUNHOS
Manuela Nobre é Encarregada de Educação e tem acompanhado ao longo da frequência do 3.º Ciclo o envolvimento do seu educando, Ricardo Manuel, no projeto de leitura "Ler, lazer e Aprender".
- Testemunho de Manuela Nobre
"15 min. de leitura por dia, nem sabe o bem que faria!" - Texto publicado na 2.ª edição do jornal do Agrupamento - DiNotícias
Eu e o meu marido gostamos muito de ler e embora possamos ter influenciado o Ricardo nos seus primeiros anos de vida, sem dúvida que como encarregada de educação acho que o projeto tem influenciado positivamente o meu filho.
E em quê?
- Gosto e hábitos de leitura - rotina de ter um livro sempre à mão, “vício” de ler todos os dias um pouco, não conseguir ver os livros na prateleira a ganhar pó.
- Poder de concentração – Quando lê, e em qualquer ambiente, fica completamente alheio ao que se passa à volta;
- Mais rápida evolução no tipo de leitura – partiu das coleções de livros dos cinco e dos 7, passou pelo Harry Potter, os Maias (no 8º ano), e agora lê Dan Brown, Daniel Silva, José Rodrigues dos Santos, Paul Hoffmann, e outros.
- Motivação - O facto de poder ler livros escolhidos por ele, sem ter de ser os manuais escolares, incentiva a leitura, motiva pois pode ler o tipo de livro que gosta.
- Maior vocabulário - O projeto enriqueceu de uma forma muito rápida o vocabulário do Ricardo, a capacidade de expressão oral e permitiu maiores conhecimentos gerais devido a tudo o que lê.
- Maior visão da realidade da Vida – Ler livros de histórias reais permite ter já alguns conhecimentos sobre os problemas da vida e do mundo. “Abriu os horizontes”
Não tenho duvidas que o facto de ler bastante tem sido muito benéfico para ele.
Neste momento o Ricardo leva um livro para todo o lado para onde vai e é frequente vê-lo a ler em qualquer lugar que esteja. Os livros que lê são em grande parte comprados (aparte menos boa), mas também emprestados por colegas, por pessoas amigas e requisitados na biblioteca.
Como não temos tanto tempo para a leitura como ele tem, é ótimo para nós pais ter quem nos faça uma triagem do que ler e ter com quem discutir o conteúdo do livro no final.
Não estou a contabilizar, mas deve ler uma média de um livro a cada 10 dias, livros habitualmente de cerca 500 páginas.
Agradeço aos intervenientes do projeto a oportunidade que estão a dar ao meu educando.
Manuela Nobre,
Encarregada de Educação
do aluno Ricardo Manuel (9A)