top of page

"15 min. de leitura por dia, nem sabe o bem que faria!- TESTEMUNHOS

 

A professora Ana Isabel Alves fez parte do corpo docente da Escola EB Dr. João das Regras e durante esse período de tempo participou na dinamização do projeto.  

"15 min. de leitura por dia, nem sabe o bem que faria!

 TESTEMUNHO

 

1.ª QUESTÃO

 

Ao longo dos 8 anos que lecionei na Escola Básica Dr João das Regras fiz questão de colaborar no projeto "Ler,lazer e aprender" que os docentes de Português sugeriam.

 

Logo no primeiro ano disse que sim à proposta de 15 minutos de leitura, sem dúvidas de que seriam minutos que eu não estava a "perder" mas sim a ganhar pois a concentração que proporcionava aos alunos também os preparava para a minha aula de Inglês. 

 

A atividade ajudava os alunos a acalmarem depois das correrias dos intervalos, as respirações mais ofegantes também acalmavam e até talvez um ou outro coração mais palpitante. 

 

Após os 15 minutos de leitura silenciosa o tempo rendia mais e a dinâmica da aula não era abalada por termos "menos 15 minutos"

2.ª QUESTÃO

 

A certa altura, aceitei o convite endereçado pela colega Rosalina e participei  na atividade "Convidamos...à conversa sobre leitura" onde pude partilhar com uma das minhas turmas a leitura de um livro e uma conversa sobre os meus hábitos de leitura, o meu "porquê" para ler e para ler todas as noites à minha filha, na época ainda pequenina, e tentar transmitir-lhes a importância da leitura na construção do indivíduo.

O "Ler, lazer e aprender" é um projeto do qual falo sempre que numa sala de professores se discute sobre a falta que a leitura faz aos nossos alunos, é um projeto que, sem qualquer dúvida, deveria/poderia ser global pois 15 minutos de leitura são preciosos para os nossos alunos. 

bottom of page