top of page

Educação e Sociedade em Rede
Docente: Pedro Abrantes
Estudante: Rosalina Simão Nunes

O BERÇO DA IDEIA DE CONSTRUÇÃO DO PORTEFÓLIO     
Justificação
Antes de apresentar o processo através do qual todo o trabalho foi desenvolvido nesta unidade curricular, parece-me pertinente referir que foi por causa desta unidade curricular que surgiu a ideia de construir um agregador que concentrasse todo o trabalho realizado ao longo da primeira parte do mestrado. Isto porque todo o trabalho foi desenvolvido no espaço da plataforma moodle e, por isso, terminada a parte curricular, deixaria de ter acesso ao conhecimento aí construído. Iniciei, então, o processo de construção deste recurso - agregador.
Processo
No início das atividades, foi-nos dado a conhecer o contrato de aprendizagem onde estavam descritos todos os aspetos que envolviam esta unidade curricular. Assim, tivemos conhecimento detalhado dos objetivos, competências, conteúdos, metodologia, recursos, ambiente, sequência das atividades de aprendizagem e avaliação.
Pela descrição do ambiente de aprendizagem, ficámos a saber que todas as atividades de ensino-aprendizagem desta unidade curricular decorreriam na plataforma de elearning Moodle da Universidade Aberta e que todas as informações e atividades relativas a esta unidade seriam disponibilizadas em ambiente de classe virtual.
A comunicação assíncrona seria privilegiada, com relevo para o fórum de discussão. Sugeria-se que os alunos programassem o seu trabalho, tendo em conta as leituras, o acesso à plataforma, o downloading de ficheiros, eventuais pesquisas, a elaboração de reflexões individuais e a participação nos trabalhos de grupo ou nas discussões gerais, pelo que se estimava que deviam ser disponibilizadas cerca de 5 horas semanais para desenvolver o trabalho exigido por esta unidade curricular.

Na sequência das atividades de aprendizagem, as mesmas eram descritas tendo em conta os seguintes aspetos:
Temática, designação da atividade, prazos para a sua realização, competências as desenvolver, descrição do processo, recursos e modo de avaliação.
 
 DESCRIÇÃO                                                            
Na unidade curricular Educação e Sociedade em Rede o estudante consolida uma cibercultura universal, ligada à nova centralidade do conhecimento no funcionamento de uma sociedade que se reorganizou num sistema circulatório de fluxos de informação, conduzindo inevitavelmente a mudanças importantes tanto no modo de conceber o ensino e a aprendizagem, como no de pensar os sistemas educativos. O estudante deverá estudar, discutir e reflectir transformações da sociedade, e analisar centrando-se em quatro vertentes: o ensino, a aprendizagem, os contextos educativos e os fundamentos da educação.
 ATIVIDADES                                              
Atividade 1: O nosso lugar na “sociedade em rede”
Atividade 2: Em busca de uma definição de “cibercultura”

Atividade 3: Explorar, em pequenos grupos, dimensões da sociedade em rede
Atividade 4: Utilizar a Internet como recurso pedagógico
Trabalho Final: Portfólio reflexivo
bottom of page